O corrector sintáctico resulta de vários anos de investigação desde a primeira versão, incluída no FLiP 97. A última versão apresenta inúmeras melhorias e novas funcionalidades que permitirão tornar a verificação sintáctica, implementada pelo Word 2003, 2007, 2010 e 2013 / 365 e pelo FLiPEd, tão imprescindível quanto é hoje a verificação ortográfica para a maioria dos utilizadores.

Ao contrário do corrector ortográfico, que verifica as palavras isoladamente, o corrector sintáctico analisa frases completas, detectando erros estruturais ou de concordância e sugerindo a sua correcção. Só com um corrector sintáctico é possível detectar erros em frases como "O mesa é bonita.", "A critica foi excelente." ou "Fui lá à um ano.", que estão correctas de um ponto de vista meramente ortográfico.

Através da análise de frases completas, o corrector sintáctico detecta e sugere a correcção de erros estruturais e de concordância, de erros frequentes ou de construções a evitar na língua portuguesa. O corrector sintáctico funciona também como um verificador estilístico que adverte da utilização de palavras de registos de língua mais restritos (ex.: regionalismos, palavras ou expressões informais) e verifica a correcção da pontuação (avisando, por exemplo, quando é utilizada uma vírgula entre o sujeito e o verbo, ou quando se introduziram espaços antes de um sinal de pontuação).

Além disto, o corrector sintáctico assinala vários erros ortográficos que não podem ser detectados pelo corrector ortográfico pelo facto de este não dispor de informação de contexto. Um caso típico é o das palavras compostas ligadas por hífen. Expressões como "pequeno almoço" são detectadas e é sugerida a respectiva substituição por "pequeno-almoço". Outro caso é o da confusão entre as palavras "à" (contracção da preposição a com o artigo a) e "há" (forma verbal do verbo haver). Em qualquer dos casos referidos não existe erro ortográfico se as palavras forem consideradas isoladamente; apenas a análise do contexto de ocorrência permite decidir sobre a correcção ortográfica do texto em análise.
 

Quando é detectado um erro, a frase ou parte da frase é sublinhada a verde e são apresentadas, sempre que possível, sugestões de correcção:


 

O assistente do Office é utilizado para explicar os erros gramaticais:

Os diversos tipos de erro1 detectados pelo corrector sintáctico podem ser configurados separadamente para cada um dos quatro estilos de escrita predefinidos: Formal, Corrente, Informal e Personalizado.

A configuração do estilo da verificação sintáctica e estilística deve ser feita em função do tipo de documento e da audiência ou destinatário a que é dirigido. Assim, por exemplo, configurado para um estilo Formal, o mais restritivo, o corrector sintáctico adverte o utilizador do emprego de palavras ou expressões informais ou de calão (o que não acontece quando configurado para uma escrita no estilo Informal).

  


1 - Os tipos de erro diferem ligeiramente consoante se trate da variedade de português europeu ou da variedade de português do Brasil, e divergem um pouco mais relativamente ao corrector sintáctico para espanhol.

 

 

Disponibilidade do módulo
Produto Disponível?
FLiP 9

Sim1

FLiP 9 Brasil

Sim2

FLiP:mac 4

Sim3

FLiP:mac 4 Brasil

Sim4

Componentes FLiP

Sim1

Notas:

  1. Para português europeu, português do Brasil e espanhol.
  2. Para português do Brasil e espanhol.
  3. Para português europeu.
  4. Para português do Brasil.
Acordo Ortográfico
Produto Suporte?
FLiP 9

Sim

FLiP 9 Brasil

Sim

FLiP:mac 4

Sim

FLiP:mac 4 Brasil

Sim

Componentes FLiP

Sim

 


FLiP On-line