Quando num texto aparece um discurso directo, iniciado por travessão, de uma pessoa para
outra, se a seguir essa mesma pessoa inicia outro discurso directo com uma
terceira pessoa, sem nenhum discurso intermédio de ninguém, esse segundo
discurso pode ser incluído no primeiro (aproveitando o travessão anterior) ou
deve ser iniciada uma nova frase com outro travessão? Exemplo: – João, anda
cá. Joana, vai para ali. ou – João, anda cá. – Joana, vai para ali.
2006-03-15, C. A.,
O travessão é um sinal de pontuação para introduzir o discurso directo ou para mudar de interlocutor (sobre o uso do travessão, por favor consulte também a resposta travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação).
Nas frases expostas na sua questão, o discurso directo já foi introduzido pelo primeiro travessão e não há mudança de interlocutor (apesar de o interlocutor se dirigir a dois interlocutores diferentes), pelo que não há motivo para a inserção de novo travessão. A pontuação deverá então ser: – João, anda cá. Joana, vai para ali.
Se houver inserção de um outro travessão, será sinal de que houve mudança de fala: [falante 1] – João, anda cá. [falante 2] – Joana, vai para ali.
2006-03-15
Helena Figueira