FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

locatável |Definição|

Gostaria de saber se a palavra locatável existe, efectivamente, ou se está incorrectamente pronunciada, pois não a encontro em nenhum dicionário de Língua Portuguesa.
L. M. S. ()

Os dicionários de língua portuguesa à nossa disposição não registam o adjectivo locatável. O seu uso é possível, pois a palavra é formada com o mesmo radical latino do substantivo locatário (locat-, do latim locare, que significa “colocar, pôr” ou “alugar, arrendar”) e com o sufixo -ável, que indica a noção de possibilidade; no entanto, este sufixo é geralmente aposto a verbos (ex.: renovável < renovar), o que implicaria a existência de um verbo locatar, que também não surge registado nas obras de referência consultadas. Por este motivo, para indicar que algum imóvel se pode arrendar, será mais aconselhável utilizar o adjectivo arrendável ou o adjectivo locável, derivado de locar.

Pedro Mendes, 2006-04-21

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *