PUB
PUB
etimologia de sapatilha [Etimologia]

A palavra "sapatilha" pertence à família de palavras de "sapato"? Qual é a sua origem etimológica?
Lolita (Portugal)

O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa, Livros Horizonte, 5 vol., 1977), de José Pedro Machado, e o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (4.ª ed., Rio de Janeiro: Lexikkon, 2010), de Antônio Geraldo da Cunha, indicam que sapatilha tem origem na palavra sapato, com aposição do sufixo -ilha.

Os dicionários de língua portuguesa, no entanto, não são unânimes quanto à etimologia de sapatilha. Assim, para além da etimologia acima apresentada (sapato + sufixo -ilha), e de acordo com o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, a palavra sapatilha deriva do castelhano zapatilla, diminutivo de zapata. Outros dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, indicam tratar-se de termo derivado de sapata + sufixo -ilha.

Em qualquer dos casos, sapatilha pertence à mesma família de sapato, pois as duas palavras possuem uma raiz etimológica comum.

Cláudia Pinto, 26/10/2006

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.