PUB
PUB
como citar conteúdos electrónicos [Bibliografia]

Estou usando as informações colhidas neste site e gostaria que me ajudassem. Como devo citá-lo em meu trabalho científico como referência bibliográfica? E como citar CD e DVD?
Aline Pavan (Brasil)

Apesar da existência de algumas normas portuguesas e estrangeiras, sem carácter vinculativo, não há uma forma única e universal para fazer referências bibliográficas de conteúdos em papel, tal como não há uma forma única para referenciar conteúdos em linha ou conteúdos electrónicos. O que é realmente importante é registar determinado número de informações imprescindíveis e, depois de escolher uma forma de as referenciar, manter a coerência e seguir uniformemente o mesmo esquema de referência em todas as citações, facilitando assim a compreensão e identificação dos elementos que a compõem. É esse o espírito subjacente à elaboração de normas que se debruçam sobre este assunto (no caso português, veja-se, por exemplo, a norma NP 405 do Instituto Português de Qualidade).
Para um conteúdo disponível em linha ou editado em formato electrónico, é importante referir os mesmos elementos que para um conteúdo em papel, isto é, a autoria, o título e a data; além disso, nos casos de conteúdos em linha, deverá ser indicada a origem do documento, que corresponde ao endereço electrónico, e a data em que foi consultado, uma vez que noutra data esse conteúdo poderá não estar disponível ou poderá ter sofrido alterações. As indicações que se seguem não são exaustivas e são meramente exemplificativas de uma possibilidade entre muitas para indicar a referência de conteúdos em linha ou em formato electrónico.

A. Em relação aos conteúdos electrónicos disponíveis em linha, é importante distinguir vários tipos de referências:
1. Páginas da internet (algumas páginas já contêm indicações de copyright que podem facilitar a tarefa), relativamente às quais se deverá indicar (quando essa informação está disponível) a autoria, o título da página, o tipo de suporte, a data, o endereço electrónico e a data da consulta:
PRIBERAM, Priberam - Dúvidas linguísticas [em linha], 2006, https://www.flip.pt/duvidas/ [consultado em 2006-12-13].
PRIBERAM, FLiP - Ferramentas para a Língua Portuguesa [em linha], 2006, https://www.flip.pt/ [consultado em 2006-12-13].
PRIBERAM, Legix.pt [em linha], 1998-2006, http://www.legix.pt/ [consultado em 2006-12-13].
PRIBERAM, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2006, https://dicionario.priberam.org [consultado em 2006-12-13].
2. Notícias ou artigos de periódicos disponíveis em linha, relativamente aos quais se deverá indicar (quando essa informação está disponível) a autoria, o título do artigo, o título do periódico, o tipo de suporte, a data, o endereço electrónico e a data da consulta ou do download:
“Novas Tecnologias”, in Diário de Notícias [em linha], 2005-06-19, http://dn.sapo.pt/2005/06/19/sociedade/novas_tecnologias.html [consultado em 2006-12-13].
3. Artigos disponíveis em linha, relativamente aos quais se deverá indicar (quando essa informação está disponível) a autoria, a data, o título do documento, o tipo de suporte, o endereço electrónico e a data da consulta ou do download:
MARTINS, André, "String kernels and similarity measures for information retrieval", in Priberam [em linha], 2006, https://www.priberam.pt/docs/StringKernels.pdf [descarregado em 2006-12-13].
PRIBERAM, "gramática", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa[em linha], 2006, https://dicionario.priberam.org/gramática [consultado em 2006-12-13].
4. Outros conteúdos disponíveis em linha, relativamente aos quais se deverá indicar (quando essa informação está disponível) a autoria, o título do documento, a página a que pertence, o tipo de suporte, a data, o endereço electrónico e a data da consulta ou do download:
PRIBERAM, "Bibliografia FLiP", in FLiP - Ferramentas para a Língua Portuguesa [em linha], 2006, https://www.flip.pt/docs/BibliografiaFLiP_PT.pdf [descarregado em 2006-12-13].
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL, "Decreto n.º 35 228", de 8 de Dezembro de 1945, in Priberam [em linha], 2006, https://www.priberam.pt/docs/AcOrtog45_73.pdf [descarregado em 2006-12-13].
5. No caso de um conteúdo se encontrar disponível em formato físico e em linha, é possível indicar as duas referências:
AMARAL, Carlos [et al.], "Priberam’s Question Answering System for Portuguese" in Accessing Multilingual Information Repositories - 6th Workshop of the Cross-Language Evalution Forum, CLEF 2005, Vienna, Austria, 21-23 September, 2005, Revised Selected Papers, Springer Berlin / Heidelberg, 2006, pp. 410-419 [versão também disponível em https://www.priberam.pt/docs/CLEF2005.pdf].
6. A juntar a estas hipóteses há ainda outros tipos de conteúdo, menos frequentemente citados de maneira formal, como mensagens de correio electrónico, por exemplo, que deverão ser referenciados seguindo o mesmo princípio de registo de autoria, título, suporte, data e origem.

B. As indicações referidas acima diferem de outros documentos editados em suporte electrónico, cuja referência será porventura mais fácil, uma vez que a edição pressupõe geralmente uma ficha técnica:
7. Documentos editados em formato electrónico, relativamente aos quais se deverá indicar (quando essa informação está disponível) a autoria, o título, o tipo de suporte, a data, e, eventualmente, a versão e o número internacional normalizado (ISBN, ISSN ou ISMN):
FLiP 5 [CD-ROM], Priberam, 2005, ISBN: 9729919127.
LegiX 7 Europa [DVD], Priberam, 2004, ISBN: 9729919219.


Bibliografia:
INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE, NP 405-4 - Informação e Documentação. Referências bibliográficas: documentos electrónicos, Lisboa: IPQ, 2002.
Armando Nobre GUSMÃO, Fernanda Maria Guedes de CAMPOS, José Carlos Garcia SOTTOMAYOR, Regras portuguesas de catalogação, Lisboa: Biblioteca Nacional, 2000, 3.ª reimp.

Helena Figueira, 18/12/2006

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.