PUB
PUB
acento em dêmos [Acordo ortográfico / Acentuação]

A forma dêmos pode acentuar-se também quando se trata do que seria a primeira pessoal do plural do imperativo? Se pergunto, é porque esta pessoa nada mais é que a mesma primeira pessoa do plural do conjuntivo ou subjuntivo.
Carlos Nougué

Como poderá verificar no Conjugador do FLiP On-Line (na versão em português europeu, uma vez que no português do Brasil não se encontra habitualmente esta acentuação gráfica), as formas do verbo dar na primeira pessoa do plural do presente do conjuntivo (subjuntivo, no português do Brasil) e na primeira pessoal do plural do imperativo afirmativo têm acento circunflexo (dêmos).

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 [cf. alínea b) do ponto 6º da Base IX], este acento gráfico passou a ser opcional no português europeu nestas duas formas.

Helena Figueira, 13/11/2015

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.