Dúvidas Linguísticas

PUB
PUB

Se tiver uma dúvida relacionada com a língua portuguesa, o utilizador pode pesquisar e consultar as respostas disponíveis nesta secção, que abrangem questões tão variadas como definições de palavras, dúvidas sintácticas, origem de palavras, conjugações verbais, hifenização de palavras compostas, bem como outras dúvidas lexicais, semânticas e sintácticas.

29/03/2012
Atente-se na frase seguinte: "Ele trabalhava calado". Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, "calado" desempenha a função sintática de predicativo do sujeito, apesar de ser precedido por um verbo não copulativo. E agora, que função desempenha segundo a nova terminologia linguística?

28/03/2012
Na frase "Não te deixo ir para a rua enquanto não ponhas o cachecol", o uso do Presente do Conjuntivo em vez do Futuro do Conjuntivo é correcto?

01/03/2012
A minha dúvida tem a ver com a "Base XIX - Das minúsculas e maiúsculas" do novo acordo ortográfico. O facto é que parece haver uma contradição entre a alínea e) do n.º 1 e a alínea g) do n.º 2. Pois, enquanto que no n.º 1 e) escreve-se sul, norte..., o n.º 2 g) sugere Sul, Norte..., mas ambas as alíneas referem-se ao emprego (ou não) da maiúscula em pontos cardeais (em absoluto).

03/02/2012
Em vez de dizer " O homem conduz a senhora mediante as regras.", qual a forma correta? - "Ele condu-la mediante as regras."; "Ele conduz-la mediante as regras." ou "Ele conduze-la mediante as regras"?

27/01/2012
Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.

25/01/2012
O meu filho, que está neste momento a frequentar o 4º ano (1º CEB), questionou-me se a palavra "agro-pastoris" se continuava a escrever segundo o novo acordo ortográfico com hífen ou passava a ser "agropastoris". Fiquei na dúvida porque, se por um lado a regra diz que compostos que designam espécies botânicas ou zoológicas mantêm o hífen, há também uma regra que diz que nas palavras formadas por adição de prefixos terminados em vogal e com o segundo começado com consoante se juntam.

10/10/2011
A minha dúvida é relativa ao novo Acordo Ortográfico: gostava que me esclarecessem porque é que "lusodescendente" escreve-se sem hífen e "luso-brasileiro", "luso-americano" escreve-se com hífen. É que é um pouco difícil de se compreender, e já me informei com algumas pessoas que não me souberam dizer o porquê de ser assim. Espero uma resposta de vossa parte com a maior brevidade possível.

17/08/2011
Estão todos chamando uma mulher presidente de presidenta, isso não está errado? Existe a palavra presidenta?

16/08/2011
Quando se quer formar o diminutivo (usando a desinência "-inho") de um substantivo, levamos em consideração também a desinência dessa palavra? Por exemplo, o diminutivo de "problema" será "probleminho" ou "probleminha", de "poeta" "poetinho" ou "poetinha", etc.?

04/08/2011
Em pesquisa no Dicionário Priberam sobre a palavra "transsexualidade" reparei que me é sugerida a forma "transexualidade" e reparei que pode haver sugestão de inclusão de palavra que não conste no dicionário. Venho então sugerir, e questionar sobre o uso correto da palavra, que transsexualidade e seus derivados sejam incluídos neste dicionário. Já encontrei diversas vezes uso de transsexualidade, inclusive no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004), que indica as duas palavras como corretas, seja "transexualidade", seja "transsexualidade". Com efeito, toda a vida tenho ouvido a palavra como /trâns-sèxuál/ e são raras as vezes que oiço /trâncèxuál/. Daí acreditar que a forma correta de se escrever a palavra, ou pelo menos aceitável, é a de a escrever com dois esses. Se eu escrever a palavra com um esse soa-me mal, pois eu não a pronuncio dessa forma. Poderão ajudar-me com esta questão? E será possível a inclusão de "transsexual"?

Ant. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próx.