Conversor para o AO

O FLiP dispõe de uma funcionalidade de conversão automática de um texto ou de uma parte seleccionada de um texto para a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1990. Para executar esta funcionalidade, deverá aceder ao menu "FLiP" e escolher a opção "Converter texto para Acordo Ortográfico". Se pretender a conversão apenas de uma parte do documento, deverá seleccionar o texto a converter e preencher a opção "Converter apenas o texto seleccionado".
 

Mensagem inicial do conversor


A conversão pode demorar alguns minutos, dependendo da extensão do texto, sendo que esta funcionalidade é consideravelmente mais rápida no editor de texto contido no FLiP - o FLiPEd - do que no Word.

É conveniente guardar uma cópia do ficheiro antes de iniciar o processo de conversão, uma vez que esta conversão é apenas reversível passo a passo através do comando Desfazer/Undo. A conversão inversa (isto é, a conversão de um texto com a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1990 para a ortografia anterior) não é possível.

No Microsoft Word as alterações efectuadas através da conversão automática ficam registadas no documento. Para as rever, poderá aceitá-las ou rejeitá-las clicando com o botão direito do rato em cada alteração. Poderá ainda aceitá-las na íntegra ou revê-las através da barra de ferramentas de Revisão.

Texto convertido


A conversão respeitará as opções feitas na personalização das duplas grafias, que podem ser alteradas no Configurador do FLiP ou no menu "FLiP" do Microsoft Word.

Esta funcionalidade não dispensa a revisão do texto convertido.

 

Nota: O conversor do FLiP para o novo acordo ortográfico, juntamente com três outros concorrentes (da Universidade do Minho, da Porto Editora e do Portal da Língua Portuguesa), foi submetido a uma avaliação levada a cabo pela Universidade do Minho. O teste consistiu na conversão do romance Amor de Perdição (1862), de Camilo Castelo Branco, para a grafia pós-acordo. O conversor do FLiP foi o melhor sistema em ambas as variedades testadas (português europeu e português do Brasil).

A análise dos resultados e informações mais técnicas sobre o âmbito em que decorreu a avaliação foram apresentadas na conferência internacional LREC 2010 (http://www.lrec-conf.org/lrec2010/) e podem ser consultadas em http://www.lrec-conf.org/proceedings/lrec2010/pdf/898_Paper.pdf.

 

 

Disponibilidade do módulo
Produto Disponível?
FLiP 10

Sim

FLiP 10 Brasil

Sim

FLiP:mac 4

Não

FLiP:mac 4 Brasil

Não

Componentes FLiP

Não

 

FLiP On-line