Corrector Ortográfico

O corrector ortográfico detecta erros de ortografia e apresenta sugestões para a sua correcção.

O funcionamento do corrector ortográfico baseia-se na comparação das palavras utilizadas num documento com uma lista de palavras conhecidas pelo módulo de correcção ortográfica. No processo de verificação ortográfica são utilizados os dicionários temáticos que estiverem seleccionados. Se uma determinada palavra não é reconhecida, esta é assinalada como errada e são apresentadas sugestões para a sua correcção.

Nas versões mais recentes da maioria das aplicações da Microsoft, a verificação ortográfica é feita automaticamente enquanto se escreve. Neste caso, os erros ortográficos aparecem sublinhados a vermelho, como se pode ver a seguir.
 

 

Clicando sobre a palavra assinalada com o botão do lado direito do rato, poderá seleccionar uma das sugestões de substituição, ignorar a palavra ou adicioná-la ao dicionário de utilizador.

Normalmente o utilizador seleccionará uma das sugestões apresentadas para substituir a palavra incorrecta que se encontra no documento. Sempre que possível, as sugestões são apresentadas por ordem decrescente de probabilidade de se tratar da palavra correcta. Na ordenação das sugestões são considerados factores como a semelhança fonética, a semelhança gráfica (importante em textos reconhecidos por ROC, reconhecimento óptico de caracteres), adjacências no teclado e frequência das palavras.

O conjunto das palavras conhecidas pelo corrector ortográfico é constituído pela reunião da lista de palavras geral, das listas de palavras dos dicionários temáticos seleccionados e das palavras adicionadas aos dicionários de utilizador activos.

O corrector ortográfico contém ainda algoritmos de correcção automática de erros, compatíveis com esta função do Word 2003, 2007, 2010 e 2013 / 365. Ao activar a opção "Utilizar automaticamente as sugestões do corrector ortográfico", na caixa de diálogo das opções da correcção automática (AutoCorrect) do Word, certos erros em que não há dúvidas quanto à palavra que o utilizador pretendia escrever são corrigidos automaticamente pelo Word, com base na sugestão dada pelo corrector ortográfico.

Os tipos de erro corrigidos automaticamente englobam, entre outros, erros de acentuação (por exemplo, a palavra abaco é imediatamente corrigida para ábaco), erros de colocação do til (por exemplo, a palavra órfao é imediatamente corrigida para órfão), erros de colocação de cedilha (por exemplo, a palavra françês é imediatamente corrigida para francês), erros por semelhanças fonéticas (por exemplo, a palavra anabolisante é imediatamente corrigida para anabolizante), erros no uso de minúsculas iniciais (por exemplo, a palavra pedro é imediatamente corrigida para Pedro); erros por uso de maiúsculas e minúsculas na mesma palavra (por exemplo, a palavra campaiNHas é imediatamente corrigida para campainhas), erros por trocas muito frequentes de letras (por exemplo, a palavra casamnetos é imediatamente corrigida para casamentos), erros por ausência de consoante muda (por exemplo, abstração é imediatamente corrigida para abstracção) e erros de hifenização (por exemplo, a palavra vicepresidente é imediatamente corrigida para vice-presidente e a palavra hemi-ciclo é automaticamente corrigida para hemiciclo1).

A utilidade da correcção automática é particularmente visível no caso da activação do novo Acordo Ortográfico. Com a opção Activar Acordo Ortográfico seleccionada, grafias que sofreram alterações são corrigidas automaticamente, nomeadamente os casos de presença de consoante muda (por exemplo, abstracção é imediatamente corrigida para abstração), os casos de hifenização ou falta dela (por exemplo, auto-estrada é imediatamente corrigida para autoestrada1 e microondas é imediatamente corrigida para micro-ondas) ou ainda os casos de presença de acentuação gráfica (por exemplo, andróide é imediatamente corrigida para androide).


1 - O Word apresenta uma limitação à correcção automática de palavras que são escritas indevidamente com hífen. Por exemplo, as palavras ante-projecto e hemi-ciclo não serão corrigidas automaticamente no Word para anteprojecto e hemiciclo, respectivamente, mas sê-lo-ão no FLiPEd. É de referir que esta limitação do Word não se aplica ao caso inverso de palavras escritas indevidamente sem hífen, isto é, palavras como vicepresidente serão automaticamente corrigidas para vice-presidente.

 

Disponibilidade do módulo
Produto Disponível?
FLiP 10

Sim1

FLiP 10 Brasil

Sim2

FLiP:mac 4

Sim3

FLiP:mac 4 Brasil

Sim4

Plugin para WordPress

Sim5

Notas:

  1. Para português europeu, português do Brasil, espanhol, francês e italiano.
  2. Para português do Brasil e espanhol.
  3. Para português europeu.
  4. Para português do Brasil.
  5. Para português europeu, português do Brasil e espanhol.
Acordo Ortográfico