Gramática
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Ordem directa
Como já sabemos, cada proposição é formada por uma ou mais palavras dispostas numa certa ordem. Não é, porém, indiferente a colocação dos elementos da proposição, como vamos ver nos exemplos seguintes:
1.º O meu pai cultivou o jardim. O Dr. Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa, foi eleito pelo Congresso. Na primeira oração, colocou-se o sujeito e depois o predicado com o seu complemento. Na segunda oração, colocou-se o sujeito com o seu determinante, um aposto, depois o predicado com os seus determinantes. Nas duas orações, o verbo é a primeira palavra do predicado. Esta ordem de colocação dos elementos da oração é a mais natural e simples, e chama-se ordem directa.
2.º Tenho muito amor a minha mãe. Menino desejoso de brincar. Dei um abraço ao meu primo, ao encontrá-lo no centro comercial. Como se vê dos exemplos anteriores, na ordem directa a palavra determinada coloca-se antes da determinante, o complemento directo coloca-se antes do indirecto, e a seguir os circunstanciais, segundo as relações de dependência.
3.º Os figos saboreiam-se antes das castanhas, pois primeiro frutificam as figueiras e depois os castanheiros. Decerto sabes que a independência de Portugal se restaurou em 1 de Dezembro de 1640. Como se vê dos exemplos anteriores, a conjunção que ligue uma proposição a outra proposição deve ser colocada em primeiro lugar.
Ordem inversa
Qualquer colocação diferente da que se estabelece para a ordem directa chama-se ordem inversa. Nesta, pode o sujeito ir depois do verbo, o adjectivo antes ou depois do substantivo, o predicado depois dos complementos:
À entrada na fábrica não são obrigados os operários, antes de no relógio a hora marcada bater, em vez de: Os operários não são obrigados à entrada na fábrica antes de bater no relógio a hora marcada.
São as frutas maduras excelente alimento, em vez de: As frutas maduras são alimento excelente.
Deve dizer-se ou escrever-se com clareza, o que importa mais do que obedecer ou não à ordem directa. O que é preciso é dispor as palavras de modo que todos entendam.