PUB
PUB
espetador / espectador / espetáculo

Gostaria de ver esclarecida a seguinte questão:
1. Segundo consta no vosso site, o vocábulo «espectáculo» viu a sua grafia alterada pelo novo acordo para «espetáculo»:
Conferir em http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=espect%C3%A1culo
2. E, também segundo o vosso site, o vocábulo «espectador», segundo entendo pode ser grafado de duas maneiras: «espectador» ou «espetador» ao abrigo do novo acordo ortgoráfico:
Conferir em: https://dicionario.priberam.org/espectador
A minha questão é apenas uma só: Cumprindo o actual acordo ortográfico, posso ou não escrever «espectador» com um «c»?
PS: Não pretendendo fazer-vos perder tempo, contento-me com um «sim» ou «não».

Paulo Pacheco

Como poderá verificar na última das perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico de 1990 (AO) ou nos Critérios da Priberam relativamente ao Acordo Ortográfico de 1990, esta questão está sujeita a várias considerações que dificultam uma resposta peremptória.

Segundo o texto do AO, na sua Base IV, 1.º c), os c das sequências cc, e ct “conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento: aspecto e aspeto, cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição; facto e fato, sector e setor; ceptro e cetro, concepção e conceção, corrupto e corruto, recepção e receção”.

O texto do AO toma a "pronúncia culta" ou a "norma culta" (cf. ponto 4. da “Nota Explicativa” do Acordo Ortográfico de 1990) como critério para aproximar a grafia da pronúncia, mas esta é muito difícil de aferir. No entender da Priberam e dos seus critérios para aplicar o AO, o conceito de "norma culta", por muito vago que possa ser, não pode reflectir as opções individuais de um falante ou de um grupo de falantes, mas aquelas que assim foram consideradas no registo em dicionários ou vocabulários com transcrição fonética ou ortoépica. Por este motivo, no caso de espectáculo e de espectador, as grafias consideradas preferenciais depois da aplicação do Acordo Ortográfico são espetáculo e espetador, uma vez que as principais obras de referência para o português europeu com indicação fonética ou ortoépica registam a indicação de que o -c- não é pronunciado. No caso de espectador, a decisão de registar uma dupla grafia prende-se com o facto de em algumas obras de referência haver indicações diferentes sobre a pronúncia do -c-.

Pelas razões expostas acima, deverá escrever-se espetáculo e espetador (se não pronunciar o c) ou espectador (se pronunciar o c), depois da aplicação do AO.

Ver também: Egipto / Egito

Helena Figueira, 03/02/2011

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.