PUB
PUB
diairético e cogito [Definição]

Gostaria de saber o significado das palavras diairético e cogito, tendo em vista não ter conseguido acessar pelas vias normais do site.

A palavra diairético não se encontra registada em nenhum dos recentes dicionários de língua portuguesa, quer portugueses quer brasileiros. No entanto, a partir do étimo deste adjectivo é possível depreender o seu significado. Diairético tem origem no grego diairetikós que significa "divisível, decomponível" ou "que diz respeito à divisão ou à decomposição". Assim, facilmente se depreende o sentido de expressões como processo diairético ou simbolismo diairético, utilizadas sobretudo em Filosofia.

Cogito, para além de forma verbal de cogitar (informação disponibilizada no Dicionário de Língua Portuguesa On-line), é redução da célebre expressão latina enunciada por Descartes: Cogito, ergo sum, que significa "penso, logo existo". Para saber mais sobre esta máxima cartesiana, poderá consultar obras da especialidade ou dicionários de língua como o Houaiss ou o Aurélio.

Pedro Mendes, 05/12/2003

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.