Dúvidas Linguísticas

PUB
PUB

Se tiver uma dúvida relacionada com a língua portuguesa, o utilizador pode pesquisar e consultar as respostas disponíveis nesta secção, que abrangem questões tão variadas como definições de palavras, dúvidas sintácticas, origem de palavras, conjugações verbais, hifenização de palavras compostas, bem como outras dúvidas lexicais, semânticas e sintácticas.

16/01/2023
Uso, frequentemente, o vosso dicionário para esclarecer algumas dúvidas de palavras no português europeu. Ultimamente tenho me deparado com algumas escritas enviesadas a propósito do novo acordo ortográfico. É nesse sentido que mais recorro ao vosso dicionário, uma vez que esclarecem as palavras de dupla grafia. Tem sido bastante útil e parabenizo-vos pelo projeto. Porém, reparei que a palavra contacto, no vosso dicionário, surge como grafia única, quando deverá ser de dupla grafia (contacto ou contato).

25/11/2022
Fui consultar a conjugação do verbo Colorir e deparo-me que não tem na lista a 1ª pessoa do presente do indicativo, que era precisamente a minha dúvida. Não existe para este verbo ou é lapso? Também não consta o presente do conjuntivo. Repito para esta a mesma questão.

20/10/2022
Em reconhecimento ao serviço público e gratuito de qualidade que vocês prestam, estou reportando um erro encontrado no vosso serviço de conjugação. No Subjuntivo, vocês têm "que eu fosse/que tu fosses..." e "se eu for/se tu fores...", quando o correto, visto noutro conjugador, é "se eu fosse/se tu fosses..." e "quando eu for/quando tu fores...".

04/08/2022
Encontrei informação contraditória no vosso dicionário e noutro dicionário de português em linha na ortografia de ecoílha/ecoilha. Reparei que há uma nota no Dicionário Priberam que refere os acordos ortográficos. Houve alguma alteração. Como se explica esta diferença entre dois dicionários portugueses?

26/05/2022
Gostaria de saber se existe alguma regra de fonética para o plural de palavras tais como: fogo, poço, jogo... É que eu fui ensinado a pronunciar: fógos, póços, jógos... ao invés de fôgos, pôços, jôgos... (os acentos estão só como indicadores de fonética). É que recentemente tenho ouvido alguns jornalistas pronunciar estas palavras com entoação "ô"...? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.

18/04/2022
Queria a confirmação de que a palavra "BAR" como unidade de pressão em plural será mesmo "BARES", até porque na faculdade sempre nos chamaram a atenção, sob forma de brincadeira, que "BARES" é onde se bebe uns copos... e que em descrição de unidade de pressão é sempre em "BAR" seja que valor seja.

14/04/2022
Gostaria de saber em que situações se utiliza mais bem comportada e melhor comportada.

04/03/2022
Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?

29/11/2021
Sou utilizadora assídua do Dicionário Priberam, e hoje, mais uma vez, acedi, para verificar, porém, que Junta de Freguesia - de forma conjunta - não existe no mesmo. Isto porque gostaria que me ajudassem a dirimir dúvidas quanto ao uso correcto das iniciais (em maiúscula ou minúscula) na designação - junta de freguesia - no decorrer de um texto. Poder-se-á considerar nome próprio? Se sim, em que circunstâncias?

15/11/2021
A palavra "corrimão" pertence à família de palavras da palavra "mão"? Que outras palavras podem pertencer a esta família?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próx.