FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

grafia e acentuação de órgão
[Ortografia]

Orgão ou Órgão?! Utilizando o vosso corrector on-line, verifiquei que a palavra orgão era assinalada como incorrecta, sendo dada a sugestão para órgão (de igual forma com orgãos). Surpresa total para mim, pois sempre ouvi dizer que uma palavra só pode ser acentuada uma única vez! Certo ou errado? A pesquisa no vosso site também me dá como correcta a forma órgão. Agradeço antecipadamente a vossa resposta e a eventual indicação suplementar de outros exemplos de palavras com dois acentos.
A. Queiroz , Portugal

Todas as palavras portuguesas (excepto pronomes átonos como me, te, lhe ou certas palavras gramaticais como de, a) têm um acento de intensidade máxima, que corresponde a uma sílaba tónica; essa sílaba pode ser marcada com acento gráfico na vogal (ex.: água, mea, mido) ou não (ex.: cama, lugar, peru). De facto, as palavras em português só podem ter um acento gráfico (excepto se se tratar de uma palavra hifenizada, como água-pé ou pré-histórico), acontece, no entanto, que o til não é um acento, mas sim um sinal diacrítico para indicar a nasalidade de uma vogal. É muito frequente, nas palavras que têm til, que o acento da palavra (que não tem de corresponder a um acento gráfico) coincida com o da sílaba que tem o sinal de nasalização (ex.: amamentação, calções, corrimão, manhã), mas isso nem sempre se verifica. Desta forma, podemos encontrar palavras que são acentuadas noutra sílaba que não aquela que tem o sinal de nasalização, quer com um acento gráfico (as mais comuns serão provavelmente ogão, órfão, órgão ou tão, mas poderemos também encontrar o mesmo contexto noutras palavras como dão, dão ou bão e em nomes próprios como Crisvão, Esvão, Pedrógão, Piódão, dão ou tão), quer sem acento gráfico (ex.: manhãzinha, orfãmente, sotãozinho).

Pelos motivos acima apontados, a sugestão do corrector ortográfico é correcta. Este corrector permite desta forma a verificação e correcção de erros ortográficos bastante usuais. Poderá complementar a sua pesquisa utilizando o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, onde encontrará atestadas as formas referidas.

Helena Figueira, 14/11/2005

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.