FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

sentido depreciativo de piranha
Peço que modifiquem o significado do termo "piranha" no Dicionário Priberam online, visto que este termo não deve ser usado para definir mulheres com algo que provém de sua liberdade sexual.
L. de P. , Brasil

A função de um dicionário passa sobretudo por uma descrição dos usos da língua, devendo basear-se essencialmente em factos linguísticos e não estabelecer juízos de valor relativamente a esses factos linguísticos, antes apresentá-los o mais objectivamente possível. Relativamente ao verbete piranha, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP), como todos os dicionários de português por nós consultados, veicula o significado que a palavra apresenta na língua, mesmo se esse significado revela preconceito.

A acepção em causa tem curso actualmente na língua, sobretudo no Brasil (como se pode verificar através de pesquisa em corpora e em motores de busca na Internet), sendo usada em registos informais e com intenções pejorativas e estando registada, para além de no DPLP, nas principais obras lexicográficas de língua portuguesa, como o Dicionário Houaiss, o Dicionário Aurélio ou o Dicionário Aulete. O DPLP não pode omitir ou branquear determinados significados, independentemente das convicções de cada lexicógrafo ou utilizador do dicionário.

Como acontece com qualquer palavra, o uso desta acepção de piranha decorre da selecção feita pelo utilizador, consoante o registo de língua, o conhecimento das situações de comunicação e dos códigos de conduta social e a sua intenção de comunicação. O preconceito não pode ser imputado ao dicionário, que se deve limitar a registar o uso (daí as indicações de registo Informal e Depreciativo). Este não é, na língua portuguesa ou em qualquer outra língua, um caso único, pois as línguas, enquanto sistemas de comunicação, veiculam também os preconceitos da cultura em que se inserem e dos seus falantes. Esta reflexão também se aplica a outros exemplos, como o uso dos chamados palavrões, ou tabuísmos, cuja utilização em determinadas situações é considerada altamente reprovável, ou ainda de palavras que têm acepções depreciativas no que se refere a distinções sexuais, religiosas, étnicas, etc

Ver também: sexo forte e sexo fraco; sentido depreciativo de cigano

Helena Figueira, 09/02/2021

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.