PUB
PUB
bilião / bilhão [Variação e mudança linguística / Relações lexicais]

Gostaria de tirar uma dúvida que me perturba todos os dias em meu trabalho... Eu sou brasileiro e meu patrão é português. Eu disse a ele que a palavra bilhão se escreve assim. Ele insiste em dizer que se escreve bilião. Gostaria de saber qual é o correcto.
Rubens Paulielli Júnior (Brasil)

As formas bilhão e bilião, derivadas do francês billion, estão registadas em dicionários de língua portuguesa, pelo que ambas podem ser consideradas correctas. Bilião corresponde à forma mais usada no português de Portugal e bilhão à mais corrente no português do Brasil, apesar de alguns dicionários, como o Dicionário Houaiss (Rio de Janeiro, Objetiva, 2001/Lisboa, Círculo de Leitores, 2002), alertarem para o facto de a forma bilião ser preferencial por ser mais adequada ao étimo francês, devendo a forma bilhão ser utilizada em contextos mais informais.

Ver também: bilião e outros grandes números

Pedro Mendes, 08/09/2005

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.