PUB
PUB
concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa [Sintaxe / Concordâncias]

"Já está no ar o website da revista Onda Jovem, com os conteúdos da versão impressa da publicação, possibilitando que um maior número de pessoas e organizações tenha acesso aos textos." Pergunta: está correta a concordância na frase: possibilitando que um maior número de pessoas e organizações tenha acesso aos textos?
C. A. G. (Brasil)

Nas construções que envolvem sujeitos com uma estrutura complexa (isto é, com dois núcleos nominais, ligados normalmente por preposição), como na frase que refere (sendo o primeiro núcleo um maior número e o segundo pessoas e organizações), o primeiro núcleo nominal seria, do ponto de vista sintáctico, aquele que deveria determinar as concordâncias com o verbo e/ou com o predicativo do sujeito (ex.: um maior número de pessoas e organizações tenha acesso aos textos). Acontece, no entanto, que a concordância é frequentemente feita, não com o primeiro núcleo da expressão, que no caso em questão se encontra no singular (um maior número), mas com o segundo núcleo, que na frase em análise se encontra no plural (pessoas e organizações). João Andrade Peres e Telmo Móia, na sua obra Áreas Críticas da Língua Portuguesa (Lisboa, Editorial Caminho, 1995, pp. 470-481), designam este último fenómeno como “concordância com o nome mais encaixado”, que será o segundo núcleo do sintagma nominal (um maior número de pessoas e organizações).

Visto que essas expressões remetem geralmente para um conjunto de entidades (no caso em análise, pessoas e organizações), pode haver uma tendência por parte dos falantes para realizar a concordância pelo plural (um maior número de pessoas e organizações tenham acesso aos textos). Esta concordância pelo sentido, a que se dá o nome de silepse, apenas é realizada quando o segundo núcleo da expressão se encontra no plural (ex.: grande parte dos peixes dispersaram-se) e não quando se trata de nomes colectivos ou massivos (ex.: grande parte do cardume dispersou-se e não *grande parte do cardume dispersaram-se).

Ver também: concordâncias (I); concordâncias (II); nós e a gente

Pedro Mendes, 14/10/2005

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.