PUB
PUB
grafia e acentuação de órgão [Ortografia]

Orgão ou Órgão?! Utilizando o vosso corrector on-line, verifiquei que a palavra orgão era assinalada como incorrecta, sendo dada a sugestão para órgão (de igual forma com orgãos). Surpresa total para mim, pois sempre ouvi dizer que uma palavra só pode ser acentuada uma única vez! Certo ou errado? A pesquisa no vosso site também me dá como correcta a forma órgão. Agradeço antecipadamente a vossa resposta e a eventual indicação suplementar de outros exemplos de palavras com dois acentos.
A. Queiroz (Portugal)

Todas as palavras portuguesas (excepto pronomes átonos como me, te, lhe ou certas palavras gramaticais como de, a) têm um acento de intensidade máxima, que corresponde a uma sílaba tónica; essa sílaba pode ser marcada com acento gráfico na vogal (ex.: água, mea, mido) ou não (ex.: cama, lugar, peru). De facto, as palavras em português só podem ter um acento gráfico (excepto se se tratar de uma palavra hifenizada, como água-pé ou pré-histórico), acontece, no entanto, que o til não é um acento, mas sim um sinal diacrítico para indicar a nasalidade de uma vogal. É muito frequente, nas palavras que têm til, que o acento da palavra (que não tem de corresponder a um acento gráfico) coincida com o da sílaba que tem o sinal de nasalização (ex.: amamentação, calções, corrimão, manhã), mas isso nem sempre se verifica. Desta forma, podemos encontrar palavras que são acentuadas noutra sílaba que não aquela que tem o sinal de nasalização, quer com um acento gráfico (as mais comuns serão provavelmente ogão, órfão, órgão ou tão, mas poderemos também encontrar o mesmo contexto noutras palavras como dão, dão ou bão e em nomes próprios como Crisvão, Esvão, Pedrógão, Piódão, dão ou tão), quer sem acento gráfico (ex.: manhãzinha, orfãmente, sotãozinho).

Pelos motivos acima apontados, a sugestão do corrector ortográfico é correcta. Este corrector permite desta forma a verificação e correcção de erros ortográficos bastante usuais. Poderá complementar a sua pesquisa utilizando o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, onde encontrará atestadas as formas referidas.

Helena Figueira, 14/11/2005

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.