PUB
PUB
valores de S entre consoante e vogal [Ortografia]

Gostaria de saber qual a regra gramatical que determina que na palavra trânsito ou transitar o "s" tem valor de "z" enquanto que na palavra conseguir ou consentir tem valor de "s".
António José Fialho (Portugal)

Em geral, em português, a letra -s-, quando antecedida de consoante e seguida de vogal, tem valor [s], como em consentir, farsa, psicologia ou pulsar. É importante referir que esta regra, apesar de corresponder aos padrões mais gerais no português, tem um número considerável de excepções, em que o -s-, no contexto referido, se lê [z], como em catarse, obséquio ou trânsito (e na maioria das palavras com a sequência -trans-). Este fenómeno deve-se ao facto de a ortografia e a sua relação com a pronúncia das palavras conter muitas variáveis que os acordos ortográficos e outros mecanismos de estabilização e regularização da língua não são capazes de uniformizar. Cada palavra tem uma história de evolução que umas vezes permite a sua integração numa regra ou num padrão geral, mas noutras cria especificidades lexicais que o utilizador da língua passa a conhecer conforme vai ganhando maior experiência linguística.

Ver também: valores de s e z

Helena Figueira, 31/01/2006

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.