PUB
PUB
ao invés de / em vez de [Locuções]

Gostaria de tirar uma dúvida relacionada com a frase que segue: em vez de ir ao cinema, deveria ir ao parque. É correto usar em vez de ou esse termo deveria ser substituído por ao invés de? Pergunto isso porque uma amiga formada em Letras com licenciatura em língua portuguesa afirmou que em vez de está errado, no entanto vejo essa expressão em livros e revistas.
Rosana Gutierrez (Brasil)

Na frase que refere, a expressão em vez de, que significa “em lugar ou substituição de”, foi correctamente utilizada, indicando uma substituição ou alternativa. A locução ao invés de significa “ao contrário de” (ex.: ao invés do amigo, ela gostava de estudar), pois o vocábulo invés tem o sentido “contrário, avesso, lado oposto”. Sendo assim, ao invés de só pode substituir em vez de nos contextos em que se estabelece uma oposição clara entre dois elementos (ex.: em vez de/ao invés de abrandar, o carro acelerou).

Pedro Mendes, 18/10/2005

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.