PUB
PUB
pronúncia de esquecer [Fonética e Fonologia]

Gostaria de saber como se pronuncia o verbo esquecer no Presente do Conjuntivo. Exemplificando: o caso da 2º pessoa do singular (esqueças) como deverei ler - (é) ou (ê)?
Diana (Portugal)

O verbo esquecer tem -e- aberto (idêntico ao -e- de pé) na última vogal do radical (esquec-) do infinitivo. Nas formas verbais correspondentes à primeira pessoa do singular do presente do indicativo (esqueço) e às três pessoas do singular e à terceira do plural do presente do conjuntivo (esqueça, esqueças, esqueça, esqueçam), este verbo é usualmente pronunciado com -e- fechado (idêntico ao -e- de mês) na última vogal do radical (esquec-). Nas restantes formas verbais, este verbo pronuncia-se geralmente com -e- aberto (ex.: esqueces, esqueciam, esquecêramos, esquecerei, esqueceria). Este comportamento fonético é comum a outros verbos como aquecer e arrefecer e respectivos derivados.

Helena Figueira, 20/06/2006

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.