PUB
PUB
fazer a barba / desfazer a barba [Semântica lexical / Locuções]

Qual a forma correcta: desfazer a barba ou fazer a barba?
Artur Agosto (Portugal)

O verbo fazer pode servir como verbo de suporte de predicação, uma vez que são os traços semânticos do argumento nominal do verbo que permitem a percepção do sentido da construção (ex.: fazer a barba = cortar a barba), que pode por vezes equivaler a um verbo de sentido pleno (ex.: fazer a barba = barbear). Assim, expressões como fazer a barba, fazer as unhas ou fazer o cabelo inserem-se neste uso do verbo fazer, cujo significado, em contextos com nomes que designam partes do corpo, é “arranjar ou cuidar de”.

Apesar de os sentidos do verbo desfazer permitirem a sua ocorrência com o grupo nominal a barba, criando uma expressão com o mesmo sentido de fazer a barba, a pesquisa em corpora e em motores de pesquisa da internet indica que o verbo fazer coocorre muito mais frequentemente com o sintagma a barba (em estruturas sintácticas diferentes, tais como faz a barba todos os dias, tem a barba feita, tem a barba por fazer), do que verbos como desfazer, cortar ou aparar.

Pedro Mendes, 11/08/2006

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.