[Fonética e Fonologia]
"Remorso" tem o primeiro "o" aberto ou fechado? Diz-se "orêlha" ou "oreilha"?
A. M. , Portugal
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e com o Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora, o primeiro o da palavra remorso é pronunciado [ɔ], ou seja, como vogal aberta, como o o de mó ou de óculo.
Em relação ao e de orelha, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea regista a pronúncia [ɐ], como o a de cama ou pastelaria. O Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, e o Grande Dicionário Língua Portuguesa registam três pronúncias possíveis: [ɐ], [ɐj], como o ditongo ei de leite, e [e] como o e de pêra, apesar de o som [e] como realização fonética da letra e antes de consoantes palatais (ex.: fecho, engenho, igreja, vermelho) ser geralmente considerado dialectal.
Notas
- As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
- A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
- As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
- A bibliografia utilizada está disponível aqui.