FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

flexão em género de conselheiro
[Flexão nominal]

É correto dizer: "A Sra. Eliana foi indicada para assumir o cargo de conselheiro, para o Conselho Fiscal da Empresa V."? A dúvida está em saber se o substantivo "conselheiro" irá variar conforme o sexo da pessoa, ou este não flexiona por estar se referindo à palavra "cargo".
E. C. B. C. , Brasil

O substantivo conselheiro flexiona em género dependendo do sexo da pessoa a que se refere (ex.: o conselheiro Acácio; a conselheira Eliana), como poderá verificar realizando uma pesquisa em corpora ou em motores de pesquisa da Internet e consultando dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que registam na própria entrada do verbete as flexões em género possíveis para cada classificação ou acepção.

No entanto, quando este substantivo é antecedido de expressões como cargo de pode ser entendido como a abstracção da função e assumir o género não marcado (que é em português o masculino singular). Por este motivo, estará correcta e justificada qualquer das seguintes opções: A Sra. Eliana foi indicada para assumir o cargo de conselheiro ou A Sra. Eliana foi indicada para assumir o cargo de conselheira.

Ver também: juiz / juíza; capataz

Pedro Mendes, 10/01/2007

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.