PUB
PUB
abreviatura de reverendíssimo [Abreviaturas e símbolos]

Como se abrevia a palavra "Reverendíssimo"?
Jackie F L (Brasil)

A palavra Reverendíssimo é uma forma de tratamento dirigida habitualmente a dignidades eclesiásticas (ex.: Reverendíssimo Senhor Bispo, Sua Excelência Reverendíssima) e abrevia-se usualmente em Rev.mo, Rev.ma, apesar de ser frequente a utilização das abreviaturas Rev.mo, Rev.ma, sobretudo quando não é possível colocar a última parte da abreviatura superior à linha.

Esta abreviatura, como a maioria das formas de tratamento que utilizam um superlativo absoluto sintético, é composta pela parte inicial da palavra e pela terminação do sufixo do superlativo (-mo, -ma), normalmente sobreposta (ex.: Dig.mo [<Digníssimo] Ministro, Dig.ma [<Digníssima] Bastonária, Em.mo [<Eminentíssimo] Cardeal, Em.ma [<Eminentíssima] Excelência, Il.mo [<Ilustríssimo] Senhor, Il.ma [<Ilustríssima] Procuradora, Ser.mo [<Sereníssimo] Rei, Sua Alteza Ser.ma [<Sereníssima]).

Ver também: abreviatura de excelentíssimo, abreviatura de meretíssimo

Helena Figueira, 31/08/2007

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.