PUB
PUB
pronúncia de inclusive [Fonética e Fonologia]

Como dizer inclusive? Como se tivesse acento na últimas sílaba (ou seja, inclusivé), ou sem qualquer acentuação?
Rui Madeira (Portugal)

A palavra inclusive é uma palavra grave, isto é, tem o acento tónico na penúltima sílaba (inclusive) e não tem acento gráfico. Esta palavra pode ser pronunciada com o e final fechado (como em de ou medir) ou com o e aberto (como em sé ou pedra), mas nenhuma destas pronúncias altera a acentuação grave da palavra, trata-se apenas da qualidade da última vogal (a pronúncia com e aberto é uma aproximação ao advérbio latino inclusive, de que a palavra deriva).

A grafia com acento gráfico (*inclusivé) é incorrecta.

O advérbio exclusive, com significado contrário ao de inclusive (ex.: A prova destina-se a atletas dos 16 aos 21 anos, exclusive) ou a interjeição salve, que exprime uma saudação (ex.: Salve, ó terra querida), são outros exemplos de palavras graves que podem ter a pronúncia com um e final aberto.

O Acordo Ortográfico de 1990 não alterou nada relativamente à ortografia destas palavras.

Helena Figueira, 25/08/2008

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.