FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

portas recedidas
[Definição]

Qual o significado da palavra "recedidas"? Tenho encontrado esta palavra em alguns diplomas legais, como por ex.: "9 — As portas que abram para o interior de vias de evacuação devem ser recedidas, a fim de não comprometer a passagem nas vias quando se encontrem total ou parcialmente abertas."
M.. J. R. , Portugal

Não conseguimos encontrar, em nenhuma das obras de referência consultadas, a definição pretendida.

Do ponto de vista morfológico, o adjectivo recedidas parece tratar-se do feminino plural do particípio do verbo receder, de ocorrência e dicionarização bastante raras. Este verbo encontra-se registado no Dicionário Houaiss, como brasileirismo, com a definição de "ceder, não resistir", isto é, com um dos sentidos figurados do verbo recuar. Para além disto, tanto o verbo receder como o adjectivo recedido encontram-se registados no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, mas esta é uma obra que não contém definições.

Apesar de não se encontrar definido em nenhuma obra lexicográfica, parece tratar-se, no contexto em apreço, de um significado de receder que deriva do verbo latino recedere, que significa "caminhar para trás, recuar, afastar-se". Neste sentido, as "portas recedidas" seriam portas recuadas em relação às vias de evacuação referidas.

Esta é, no entanto, apenas uma hipótese que considera um significado próximo de um étimo latino, mas que parece fazer sentido nos raros contextos desta palavra, na default de um motor de busca da internet, em que não se trata claramente de um erro tipográfico. No entanto, o uso desta palavra na legislação, cujos textos deveriam conter palavras cujo significado fosse inequívoco, deveria ser evitado, uma vez que o seu significado não é claro para o leitor e não permite uma interpretação imediata. Neste caso, parece-nos inclusivamente que o legislador utilizou uma adaptação do inglês "receded doors" (refira-se que o verbo inglês to recede também deriva do verbo latino recedere, acima referido).

Para ilustração do conceito de "portas recedidas", encontrámos um documento (https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/116242/1/Aula 13.pdf, slide 117 [descarregado em 2009-08-25]), que explica graficamente o conceito sobre o qual o legislador se pronuncia.

Helena Figueira, 27/08/2009

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.