Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".
L. D. , Portugal
Na frase em análise, poderá usar a forma "o cão rosnou entredentes", "o cão rosnou entre dentes" ou ainda "o cão rosnou entre os dentes", sem que nenhuma delas esteja incorrecta. Trata-se de um caso em que não há respostas peremptórias e cada uma das hipóteses encontra-se dicionarizada em várias obras. Qualquer destas hipóteses tem o mesmo significado adverbial de "quase sem abrir a boca", tratando-se no primeiro caso de um advérbio (entredentes) e , no segundo e terceiro casos, de locuções adverbiais (entre dentes ou entre os dentes). Por uma questão de coerência, deverá optar por uma só forma ao longo do mesmo documento.
A forma entredente corresponde a um substantivo que designa um espaço entre os dentes de uma roda dentada, que não se deve aplicar a este caso, e a forma entre-dentes deverá ser evitada, uma vez que não está atestada em obras de referência.
Notas
- As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
- A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
- As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
- A bibliografia utilizada está disponível aqui.