[Definição]
Qual o nome da profissão de quem trabalha em um posto de molas [posto de molas faz peças (molas) para caminhão]? A dúvida é que uns dizem que é moleiro, outros dizem que esta palavra não encaixa na profissão. Poderia me informar quanto à palavra correta?
J. , Brasil
O termo moleiro só se encontra dicionarizado com os sentidos de "dono ou trabalhador de moinho" e de "variedade de pássaro ou de feijão". Existe a expressão nominal torneiro mecânico que designa um indivíduo que executa peças metálicas num torno mecânico e que pode abranger essa função (ex.: Uso as molas do Opala 6cc, e a única maneira de se fazer isso é com o chassi limpo e com o jeep completamente desmontado. Só que para fazer uma suspensão assim é preciso achar um bom torneiro mecânico e fazer sem pressa). No entanto, um número reduzido de ocorrências na Internet (todas em sites brasileiros) parece apontar para um novo uso de moleiro (ex.: Pessoal, alguém conhece algum bom moleiro na zona leste onde eu possa arquear os feixes do meu CJ5?), que, como foi referido no início desta mensagem, ainda não se encontra dicionarizado.
Cláudia Pinto, 27/04/2004Notas
- As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
- A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
- As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
- A bibliografia utilizada está disponível aqui.