PUB
PUB
parir [Verbos defectivos]

Consultando, no vosso dicionário on-line, a conjugação do verbo parir, concretamente o presente do indicativo, fiquei com a impressão que a mesma não está correcta. Terei razão? Não terei? Gostaria que verificassem e me informassem.
J. E. R. (Portugal)

A questão colocada não revela consenso entre os próprios gramáticos. De facto, alguns (como o Dicionário Aurélio) consideram o verbo parir defectivo, i.e., não apresentam todas as formas do paradigma de conjugação a que o verbo pertence (nomeadamente as do singular do presente do indicativo). Outros (como o Dicionário Houaiss) consideram que “eu pairo” , “tu pares”, “ele pare” é a conjugação correcta do presente do indicativo; outros (ex.: Cândido de Figueiredo) também consideram correcta a forma “eu paro”.

Cláudia Pinto, 21/11/2003

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.