PUB
PUB
que / do que [Sintaxe]

Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
A.

Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.

Bibliografia: Sandra PEREIRA, Clara PINTO, Fernanda PRATAS, "Construções comparativas em português: porque algumas são mais iguais que outras", in XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística: Textos Selecionados 2013, pp. 437-444 [disponível em https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/39_PEREIRA_PINTO.pdf; consultado em 31-08-2021].

Cláudia Pinto, 31/08/2021

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.