FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

colorir
[Verbos defectivos]

Fui consultar a conjugação do verbo colorir e deparo-me que não tem na lista a 1ª pessoa do presente do indicativo, que era precisamente a minha dúvida. Não existe para este verbo ou é lapso? Também não consta o presente do conjuntivo. Repito para esta a mesma questão.
A. A. , Portugal

O verbo colorir é geralmente considerado defectivo, isto é, não apresenta todas as formas do paradigma de conjugação a que o verbo pertence.

A defectividade de determinados verbos sempre foi objecto de discussão entre linguistas e gramáticos, uma vez que, apesar de alguns serem considerados defectivos em determinadas acepções, o uso das restantes formas que não fazem parte do paradigma defectivo é sempre possível em determinados contextos.

A defectividade verbal ocorre geralmente por razões de pronúncia (por exemplo, para não permitir sequências sonoras consideradas estranhas ou desagradáveis ao ouvido dos falantes, como parece ser o caso de eu coloro e das restantes formas do verbo colorir em que a seguir ao -r- da raiz se seguem as vogais -a- ou -o-) ou por razões de significado (nem sempre a ideia transmitida pelo verbo é passível de ser expressa por todas as pessoas gramaticais, a não ser metaforicamente, como em eu chovo). No entanto, não se trata de uma defectividade morfológica, isto é, todos os verbos defectivos podem ser potencialmente conjugados por determinados padrões de conjugação. Em situações de formalidade ou em que se pretende um discurso irrepreensível é desaconselhado o uso destas formas potenciais, motivo pelo qual a maioria dos dicionários e gramáticas não as apresentam.

Bibliografia:
João Malaca CASTELEIRO (dir.), Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, Lisboa, Texto Editores, 2007, pp. XX-XXI.
Rebelo GONÇALVES, Vocabulário da Língua Portuguesa, Coimbra: Coimbra Editora, 1966, p. xxx.

Ver também: adequar (II)

Helena Figueira, 25/11/2022

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.