PUB
PUB
plural de molho [Fonética e Fonologia]

No dicionário encontramos duas definições para a palavra molho. Essas duas palavras não se lêem da mesma forma (numa a primeira vogal lê-se /ó/ e na outra lê-se /ô/). A minha dúvida é se no plural essa diferença também se encontra ou se por ser no plural se lêem da mesma maneira (sendo a primeira vogal lida como /ó/).
Juliana Costa

A diferença que se regista entre o singular de molho /ô/ (“calda”) e molho /ó/ (“feixe”) mantém-se no plural: molhos /ô/ (“caldas”) e molhos /ó/ (“feixes”) são as pronúncias correctas. Nestes casos não existe alternância vocálica entre o singular e o plural. A este respeito, veja-se também a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica.

Cláudia Pinto, 12/10/2004

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.