[Prefixação]
Venho pedir ajuda relativamente a um pequeno conjunto de prefixos. Que relação existe entre supra- e super-? Supra- é plural de super-? E havendo infra- pode-se supor a existência de infer-? E quanto a hiper-, de origem grega? Existe também um prefixo que identifique algo ainda mais abaixo de infra-?
P. F. , Portugal
Super- e supra- são elementos de formação prefixais com étimos distintos, apesar de ambos exprimirem as noções de “superioridade” (ex.: super-homem, supranormal), “excesso” (ex.: superaquecer, supranumerário) ou “intensidade” (ex.: superfino, supracondutor). Supra- indica também a noção de “posição num plano superior” (ex.: supramandibular), opondo-se a infra-, que se apõe a outras palavras para exprimir a noção de “localização em posição inferior” (ex.: inframandibular).
O prefixo super- é seguido de hífen apenas quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: super-homem, super-requintado).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo supra- é seguido de hífen apenas quando o elemento que se lhe segue começa por vogal (ex.: supra-axilar, supra-excitar), h (ex.: supra-hepático), r (ex.: supra-renal) ou s (ex.: supra-sensível).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo supra- deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: supraexcitar,
supranumerário), excepto se este começar por a ou h (ex.: supra-axilar, supra-hepático), obrigando à duplicação do r e do s quando se segue de palavras começadas por essas letras (ex.: suprarrenal, suprassensível).
O elemento de composição infer- existe realmente, mas é usado com o mesmo sentido de infra-, apesar de ser de utilização menos comum (ex.: inferaxilar).
Hiper- é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: hiper-humano, hiper-rugoso) e tem como oposto o elemento compositivo hipo-, que exprime a ideia de “posição em local inferior” (ex.: hipocentro) e de número reduzido (ex.: hipocalórico).
Os elementos de composição prefixais não possuem flexões de género e número. Indicam apenas determinadas noções que se poderão opor às noções expressas por outros elementos.
Ver também: retro e supra
Pedro Mendes, 11/11/2004Notas
- As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
- A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
- As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
- A bibliografia utilizada está disponível aqui.