PUB
PUB
classificação morfossintáctica de "mesmo" [Definição]

Tenho dúvidas quanto ao uso da palavra o mesmo. Ela pode ser usada como pronome? Ex.: "Eu fiz a tarefa, mas a mesma não estava correta". Esta frase, quanto ao uso desta palavra, está certa?
Henrique Roosevelt (Brasil)

A palavra mesmo pode ser usada em posição pré-nominal, com função de determinante demonstrativo e valor adjectival, indicando igualdade ou semelhança (ex.: “Ele vestiu estas mesmas calças ontem.”; “Não consegue repetir o mesmo som.”), ou em posição nominal, com função de pronome demonstrativo, referindo algo que já foi enunciado, como na frase que nos enviou: “Eu fiz a tarefa, mas a mesma não estava correcta.”

Enquanto determinante e pronome demonstrativo, a palavra mesmo varia em género (mesma) e em número (mesmas, mesmos), sendo geralmente precedida de artigo definido (o, a, os, as), como se pode verificar nos exemplos acima. Com valor enfático, que realça a identidade inerente, mesmo também pode ocorrer depois de pronome ou forma de tratamento (ex.: “Nós mesmas falamos com o chefe.”; “Esses mesmos é que já esgotaram.”; “O senhor mesmo é que se enganou.”).

Como substantivo masculino singular, e precedido de artigo definido, mesmo significa “coisa semelhante” (ex.: “Ir ou ficar, para mim, é o mesmo.”)

Por fim, usada como advérbio, a palavra mesmo é invariável em género e número, significando “exactamente” (ex.: “Ela mora mesmo ao lado da escola.”), “inclusivamente” (ex.: “As crianças chegaram esfomeadas, mesmo as que já tinham lanchado.”) e “realmente, de verdade” (ex.: “A guerra é mesmo necessária?“; “Eles são mesmo felizes.”).

Cláudia Pinto, 30/11/2004

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.