PUB
PUB
pronúncia de impregnar [Fonética e Fonologia]

O verbo impregnar, na terceira pessoa do Presente do Indicativo, tem impregna, que se pronuncia imprégna. Muitas pessoas, principalmente no Brasil, insistem em falar impreguina. Gostaria que atestassem a correta forma de se pronunciar.
Felix Santos (Brasil)

O verbo impregnar é um verbo de conjugação regular, tanto no português do Brasil como no português de Portugal. Poderá verificar a sua conjugação no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, escolhendo a opção Conjugar.

Quanto à pronúncia, é um fenómeno frequente com grupos de consoantes haver a inserção de uma vogal entre as consoantes (sobretudo no português do Brasil). Isto acontece por uma regularização silábica abusiva, isto é, a maioria das sílabas do português é constituída, do ponto de vista fonético, por uma consoante seguida de uma vogal (ex.: fe-nó-me-no, guer-ra; note-se que são consoantes e vogais do ponto de vista fonético, não ortográfico) e alguns falantes têm uma tendência para manter este padrão quando não é assim, inserindo um som vocálico (ex.: impreg[ui]na, note-se que do ponto de vista fonético só é inserida uma vogal, -i-, pois o -u- serve aqui apenas para manter o som do -g-) para transformar uma sequência de duas consoantes e uma vogal (ex.: -gna-) em dois grupos consoante-vogal (ex.: -gui-na-). É o que acontece no exemplo apontado e em outros semelhantes, como na pronúncia de psicologia como p[i]sicologia. Este fenómeno, apesar de frequente, deve ser evitado, mas muitas vezes o falante não tem consciência do que pronuncia e só depois de reflectir sobre a sua produção linguística poderá alterá-la.

Ver também: segmentos / seguimentos

Helena Figueira, 19/01/2005

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.