PUB
PUB
ortografia de rainha [Ortografia / Acordo ortográfico / Acentuação]

A palavra rainha leva acento agudo no i ou não? E porquê?

A palavra rainha não se escreve com acento gráfico, apesar de ter o seu acento tónico no -i-.

A ortografia é a parte menos natural da língua e corresponde a um um conjunto de regras convencionadas e artificiais. Segundo a base XIV do Acordo Ortográfico de 1945, “prescinde-se do acento agudo nas vogais tónicas i e u de vocábulos oxítonos ou paroxítonos, quando, precedidas de vogal que com elas não formam ditongo, são seguidas de l, m, n, r ou z finais de sílaba, ou então de nh: adail, hiulco, paul; Caim, Coimbra, ruim; constituinte, saindo, triunfo; demiurgo, influir, sairdes; aboiz, juiz, raiz; fuinha, moinho, rainha".
O Acordo Ortográfico de 1990, nomeadamente na Base X, 2.º, não alterou nada a este respeito (apesar de o texto oficial conter um lapso na sua redacção, ao referir "nh" e os exemplos "bainha, moinho, rainha" num contexto de final de sílaba, quando este dígrafo tem de ser ataque de sílaba e não pode constituir sílaba com a vogal anterior).

Ver também: multiusos ou multiúsos; acentuação de raiz, raízes e país

Helena Figueira, 05/08/2005

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.