PUB
PUB
raposa / raposo [Definição]

Agradecia esclarecimento do seguinte. Normalmente quando temos histórias em que as personagens são animais, que tanto poderão ser machos, como fêmeas, como por exemplo a pantera, a cegonha, a raposa, tratamos a palavra como um nome feminino. No entanto, noutras línguas, como por exemplo a inglesa, fox é referido como um nome masculino. O problema pôs-se quando tive que traduzir uma história em que a personagem era "Fox, The king of the Forest". Como resolver esta questão, sem ter que mudar rei para rainha e alterar todo o resto do texto? Parece-me existir a palavra raposo, mas a não a tenho visto usada nestes contextos.
Maria Teresa Dangerfield (Inglaterra)

A palavra inglesa fox tem a mesma utilização que a palavra portuguesa raposa, isto é, corresponde à designação comum de um mamífero carnívoro (assim, uma expressão como news about fox hunting pode ser traduzida como notícias sobre a caça à raposa, machos e fêmeas incluídos). Por essa razão, a palavra raposa pode ser empregue como um epiceno, usando-se os adjectivos macho e fêmea para distinguir o sexo dos animais (raposa fêmea, raposa macho). Quando se pretende fazer especificações, é ainda possível usar-se raposa para o animal do sexo feminino (vixen ou female fox, em inglês) e raposo para o animal do sexo masculino (fox, em inglês): nesta ninhada nasceram um raposo e duas raposas.

No caso que refere, se fox for usado como designação genérica, sugerimos a tradução Raposa, a rainha da floresta; se, porém, fox estiver a ser usado para designar especificamente um animal (ou personagem) do sexo masculino, sugerimos a tradução Raposo, o rei da floresta.

Ver também: chimpanzé, bebé, feminino de anjo

Cláudia Pinto, 25/11/2005

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.