PUB
PUB
concordância com "uma das que" [Concordâncias]

Gostaria que me esclarecessem sobre a concordância sujeito-verbo (foi/foram?) na seguinte frase: A minha irmã é uma das que foi/ foram à manifestação.
Estefânia (Portugal)

A frase correcta deverá ser A minha irmã é uma das que foram à manifestação.

A frase em questão é constituída pelo sujeito (A minha irmã), pelo verbo (ser, na forma é) e pelo predicativo do sujeito (uma das que foi/foram à manifestação), dentro do qual há uma frase relativa (que foi/foram à manifestação).

Atentando na frase relativa que foi/foram à manifestação, podemos verificar que o antecedente do pronome relativo que é o pronome as (presente na contracção das) e é com este pronome que o verbo ser deve concordar, visto que o pronome que, sujeito da frase relativa, herda os traços do constituinte sintáctico a que se refere (Ela foi uma das raparigas. As raparigas foram à manifestação. > Ela foi uma das raparigas que [=as raparigas] foram à manifestação.).

Esta reflexão pode aplicar-se a qualquer construção com um dos que/uma das que (ex.: agradeceu a cada uma das pessoas que estiveram presentes; apontado com um dos que mais se destacaram nesta campanha eleitoral).

Bibliografia:
João PERES e Telmo MÓIA, "7.2.1.2.2 Problemas de concordância com pronomes relativos antecedidos por uma estrutura de quantificação complexa" in Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 1995, pp. 494-508.
Celso CUNHA e Lindley CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1989, pp. 498-499.

Ver também: concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa, concordâncias (I), concordâncias (II)

Helena Figueira, 04/09/2007

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.