PUB
PUB
praça [Flexão nominal]

Referindo-me a uma classe de militares "Praças", estando agrupados praças masculinos e femininos, como é que está correcta a frase: "Os praças nomeados para a cerimónia" ou "As praças nomeadas para a cerimónia"?
Joaquim Manuel Carneiro Rodrigues Pedreira (Portugal)

Nenhuma das frases apontadas pode ser considerada incorrecta.

A palavra praça, na acepção de "militar sem patente", surge tradicionalmente registada em dicionários e vocabulários como substantivo feminino, independentemente do sexo desses militares (ex.: uma das praças saiu da formatura; a âncora integrava o uniforme das praças da Armada). Nesse caso, para a expressão em questão, estaria recomendada a formulação as praças nomeadas para a cerimónia [...].

Em dicionários mais recentes, como sejam o Dicionário Aurélio Século XXI, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa ou a edição portuguesa do Dicionário Houaiss, esta palavra surge também como substantivo de dois géneros nessa acepção, indiciando que pode haver uma distinção consoante o sexo do militar (ex.: o praça foi graduado; o uniforme das praças é idêntico ao dos praças). Com esta classificação, como é usual, o masculino plural pode ser usado para designar o conjunto dos indivíduos, independentemente do sexo dos elementos que o compõem (ex.: todos os praças foram nomeados para a cerimónia).

Ver também: comissário / comissária

Helena Figueira, 04/07/2007

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.