PUB
PUB
abreviatura de atenciosamente [Abreviaturas e símbolos]

Como se abrevia a palavra atenciosamente? Perguntei para vários professores de língua portuguesa e recebi diversas respostas, tais como: "at.", "att.", "atte." ou "at.te". Até teve uma professora que me disse que a palavra atenciosamente não aceita abreviatura, que seria incorreto qualquer tipo de abreviatura para a palavra atenciosamente. Afinal, qual é a forma correta de abreviar a palavra?
Cassiano Trindade (Brasil)

O advérbio atenciosamente é usado como fórmula respeitosa de conclusão em cartas ou documentos similares, normalmente seguido de vírgula antes da assinatura. Abrevia-se usualmente em At.te, apesar de ser frequente a utilização da abreviatura At.te, sobretudo quando não é possível colocar a última parte da abreviatura superior à linha. Esta abreviatura é comum à do advérbio atentamente, usado no mesmo contexto e com o mesmo significado.

A ortografia das abreviaturas não está regulamentada por nenhum dos textos legais que orientam a ortografia, pelo que resulta normalmente de convenções e do uso generalizado. Por este motivo, são possíveis e comuns outras abreviaturas para a mesma palavra, como é o caso de Att. ou At., sem que com isso o utilizador da língua cometa alguma incorrecção. O único inconveniente resultante do uso de abreviaturas, sobretudo quando são pouco usuais, pode ser a incompreensão por parte do receptor da mensagem.

Ver também: fórmulas de correspondência, abreviatura de reverendíssimo

Helena Figueira, 27/11/2007

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.