PUB
PUB
desalargar [Semântica / Etimologia]

Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?
Naaliel Mendes

O prefixo des- tem duas funções, de alguma maneira contraditórias: uma, mais comum, de indicar negação (ex.: desleal, despromover, desventura) e outra, normalmente correspondendo a um registo mais informal, de indicar reforço ou intensidade (ex.: desabalar, desinfeliz, desinquietação). É com esta última noção que o prefixo des- é usado no verbo desalargar.

Ver também: prefixos protéticos

Helena Figueira, 02/03/2009

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.