FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

concordâncias com "a maioria das pessoas"
[Sintaxe / Concordâncias]

Na frase "A maioria das pessoas escolhidas são de algum projeto na empresa." a concordância está correta? Caso contrário, deve usar-se "A maioria das pessoas escolhidas é de algum projeto na empresa."?
J. , Brasil

Na frase "A maioria das pessoas escolhidas são de algum projeto na empresa." existe uma locução ("A maioria das pessoas escolhidas") que corresponde ao sujeito da frase e tem uma estrutura complexa. Neste sujeito, o núcleo do sintagma nominal é a palavra maioria e é com este substantivo que deve concordar o verbo ser. Assim, a frase mais correcta e menos polémica será sempre "A maioria das pessoas escolhidas é de algum projeto na empresa."

No entanto, e porque as concordâncias são um caso problemático no português, a concordância é frequentemente feita, não com o primeiro núcleo da expressão, que no caso em questão se encontra no singular (maioria), mas com o segundo núcleo, que na frase em análise se encontra no plural (pessoas). A esta concordância pelo sentido dá-se o nome de silepse. Note-se que esta construção é muitas vezes aceite (apenas quando o segundo núcleo da expressão se encontra no plural, como em "a maioria das pessoas são..." e não quando se trata de nomes colectivos ou massivos no singular, como em a "*a maioria do grupo são...", que é considerada uma frase agramatical), mas não é consensual e deverá ser evitada quando se pretende um discurso irrepreensível.

Ver também: concordâncias (I); concordâncias (II); concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa

Helena Figueira, 28/08/2013

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.