PUB
PUB
membra / membro

Por outro dia ter ouvido a uma tradutora a utilização da palavra membra como feminino de membro, consultei o vosso dicionário onde se repete o mesmo erro.
José Eduardo Mourão

A palavra membra existe na língua portuguesa.

Fazemos esta afirmação porque a palavra tem ocorrências de uso real que se podem aferir através da pesquisa em corpora e em motores de busca. Por outro lado, a palavra está registada em alguns dicionários e vocabulários de referência, nomeadamente no Grande Dicionário da Língua Portuguesa de António Morais Silva (10.ª ed., 12 vol., Lisboa: Editorial Confluência, 1949-1959) ou no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009). Refira-se ainda que este vocábulo surge abonado no Grande Dicionário da Língua Portuguesa com uma referência da obra Mil e um Mistérios, de António Feliciano de Castilho (1800-1875): "D. Matilde, pelo sim, pelo não, sem ser membra do Conservatório, julgou mais conveniente omitir aquela parte do divertimento"

No entanto, como na maioria das questões linguísticas, o problema não se esgota aqui e inclui variáveis de ordem social, cultural ou mesmo política que têm de ser analisadas ou pelo menos ponderadas, o que torna impossível ou pouco prudente uma resposta peremptória neste campo.

O uso de membra como feminino de membro é pouco frequente, e tem sido feito ultimamente também como afirmação política, social ou cultural, nomeadamente de cariz feminista (o que tem também acontecido no caso da palavra presidenta), mas o seu registo lexicográfico não obriga ao seu uso, uma vez que a palavra membro é um substantivo sobrecomum do género masculino, isto é, sendo do género masculino, pode designar indivíduos de ambos os sexos no sentido de "pessoa que faz parte de um grupo".
Como acontece com qualquer palavra, o uso desta palavra decorre da selecção feita por cada utilizador e da sua liberdade de escolha, consoante o registo de língua e o conhecimento das situações de comunicação e dos códigos de conduta social. O papel do dicionário, como o entendemos, é registar os usos da língua (daí as indicações de uso) e o seu dinamismo.

Ver também: juiz / juíza; comissário / comissária; feminino de político; presidente / presidenta; feminino de primeiro-ministro

Helena Figueira, 24/10/2017

Notas:

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  3. A bibliografia utilizada está disponível aqui.