FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

habitat
[Ortografia / Estrangeirismos e aportuguesamentos]

A palavra habitat é paroxítona ou proparoxítona? Se for proparoxítona, por que não é acentuada como as demais da língua portuguesa?
E. , Brasil

O substantivo habitat é uma palavra de origem latina que deriva da terceira pessoa singular do presente do indicativo do verbo habitare (habitar) e, como tal, tinha em latim a antepenúltima vogal longa, correspondendo a uma pronúncia como palavra esdrúxula ou proparoxítona. O Dicionário Aurélio propõe, inclusivamente, o aportuguesamento desta palavra sob a forma hábitat, acentuada graficamente, como todas as palavras esdrúxulas do português. Esta forma não é consensual e outros dicionários fazem propostas diferentes. O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, por exemplo, preconiza uma maior regularização da acentuação da forma habitat, considerando a palavra grave ou paroxítona, como a esmagadora maioria das palavras do português, com a pronúncia [abitáti] ou ainda com uma pronúncia da mesma forma gráfica como palavra aguda ou oxítona, com a pronúncia [abitá]. O Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, indica a pronúncia [abi’tat] (a plica indica o início da sílaba acentuada). Nenhuma destas opções pode ser considerada incorrecta, uma vez que se trata de diferentes maneiras e/ou graus de aportuguesamento.

Ver também: neologismos e estrangeirismos, itálico em estrangeirismos, stress, stresse, estresse, média, media, aportuguesamento de poster, toilette, toilete, toalete

Helena Figueira, 23/08/2007

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.